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NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) é um instrumento com o objetivo de precaver acidentes e preservar a integridade física do trabalhador. Esta comissão é composta por representantes do empregador e dos empregados e sua formação acontece através de um processo eleitoral em condomínios com mais de 51 funcionários.

Nos casos em que este número for inferior a 51, o Síndico deve indicar 1 funcionário para a realização do curso, sendo este funcionário o Designado CIPA do Condomínio. A participação no curso de CIPA é uma oportunidade não só de integração efetiva na prevenção de acidentes, mas também o aprimoramento dos conhecimentos relativos a acidentes e riscos no ambiente de trabalho e sua minimização, equipamentos de proteção individual, combate a incêndio e legislação vigente. As informações transmitidas no curso são úteis e podem ser empregadas no cotidiano de todos.

Cabe ressaltar que ter CIPA, além de auxiliar na eliminação/ redução de acidentes, é uma obrigatoriedade legal, conforme Lei 6.514/1977, Portaria 3217/1978 que regulamenta a NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA). O não cumprimento deste requisito legal é passível de advertência e multa.

Diferencial

Agendamento proativo com data e horário para execução, podendo ser alterados conforme disponibilidade do condomínio;
A cada nova convocação, o síndico é avisado da ausência do funcionário nos cursos anteriores;
Curso ministrado por técnicos e Engenheiros de Segurança;
O curso contempla material didático, manual do aluno e certificado de participação;
Disponibilidade da segunda via do Certificado do Condomínio na internet para impressão.
   

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